Buscar

O Poder do Facebook


     Me chamou atenção um tweet de um usuário do Twitter esses tempos atrás: "Agora a moda é excluir o Orkut e fazer Facebook." Concordando ou não, isto está se tornando cada vez mais comum. Ou melhor dizendo, mais que o comum.

     "Queremos moldar o futuro da internet." A frase de Mark Zuckerberg, pode parecer um exagero, mas não é. O brilhante Mark é o responsável pela criação da rede social que mais cresce no mundo inteiro, com uma média de 600 milhões de usuários ativos contra modestos 85 milhões do Orkut.

     Já em 2010, o Facebook ultrapassou em audiência a página inicial do Google nos Estados Unidos, o principal motor de pesquisas da internet.

      A principal vantagem que o Facebook trás aos usuários, é centralizar diversas atividades, sendo assim, prende o usuário na sua página. É a legítima rede social, pois o usuário, não têm somente o recurso de se comunicar com seus amigos e compartilhar suas fotos, também oferece o mundo da informação, em uma única página, sem precisar sair dela.

      O internauta está acessando um site de notícias e encontra uma reportagem que lhe chamou a atenção e gostaria de mostrar aos seus amigos. É só clicar no botão de compartilhamento e pronto. Com o Facebook é mais fácil encontrar news, pois só aparecerá ao usuário assuntos do seu interesse, sem poluição da página, deixando a navegação mais amigável.

      Percebe-se que o Facebook ainda não ultrapassou o Orkut no Brasil, porém o crescimento da rede social de Mark no país é muito maior que a rede do Google. Para se ter uma noção rápida do crescimento acelerado, entre setembro de 2009 e maio de 2010, o Orkut obteve um aumento de 3,5% de visitantes únicos do Orkut contra 102% do Facebook no mesmo período, sendo o público que mais cresce no Facebook depois dos Estados Unidos. Daqui a pouco, num futuro muito próximo, o Facebook “engolirá” o Orkut. Será inevitável.

1 comentários:

L. Jaeger "LJ"

Orkut quase não existe fora do Brasil e é só questão de tempo pra ele acabar por aqui tambem!

Postar um comentário